terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cheirinho de pastel de feira e café - parte II

Antes de mais nada,  recadinho para um amigo:


O I,  H I G A!!!




Acho que sentir saudades é diferente de ter lembranças.
Saudade é  lembrar de coisas boas, de coisas que nos fizeram felizes. Saudade de um abraço, de um beijo ou de um sorriso é  lembrar de alguém querido, por exemplo.
Para mim,  saudade sempre vem acompanhada de cheiros. Cheiro de bolo de fubá,  lembra a casa da minha sogra. Cheiro de terra molhada, lembra minha epoca de escola. Cheirinho de cabelo de boneca, me leva de volta à infancia. Como adorava cheirar o cabelo das minhas bonecas! Hilário - viciada em cheiro de cabelo de boneca, loiras de preferencia.
Alguns cheiros não lembram nada, só é bom de cheirar. Café. Livro. Roupa nova. Omnia. Corpo recem saído do banho. Mar. Chuva. Feijão sendo temperado.
Engraçado... tenho rinite e não consigo sentir NENHUM cheiro, quer dizer, de alguns anos para cá desenvolvi rinite (não sei se é assim que fala - desenvolver), então acabo associando lembranças com cheiros. Não entendeu nada?
Tentarei explicar. Lembrar de alguma coisa é também lembrar o cheiro dessa "coisa".  Eu não sinto o cheiro, eu me lembro do cheiro.
Bom... em rarissimos momentos de lucidez nasal, que duram milesimos de segundos, consigo sentir cheiro e saio feito louca pela casa abrindo vidros de perfume, shampoo e se o Beto tá em casa, fico cheirando ele inteiro. Se estou no supermercado, abro frasco de amaciante, de desodorizador de banheiro, shampoo. Se for num depaato, corro pra perfumaria. É insano, chega a ser comico, mas na realidade, é triste.
Tem tratamento? Deve ter, mas... na verdade essa rinite já faz parte da minha personalidade.
 Me perguntam "voce gosta desse perfume? ah é... voce não sente cheiro". Na maioria das vezes, as pessoas se esquecem, mas sinto uma pontinha de superioridade nessa pergunta. Às vezes, minto e falo que gosto. Quando to de bom humor, falo que hoje não to conseguindo sentir cheiro, a rinite tá braba.
Lembranças nem sempre são felizes. Lembrar de alguem que morreu. Lembrar de um fora que levou do namorado. Lembrar de erros cometidos, de palavras que escaparam ou de despedidas forçadas e não planejadas.
Acho que  lembranças é uma palavra tão triste. Combina com coisas e pessoas que passaram pela nossa vida e que jamais retornarão.
Saudade é uma palavra que traz uma esperança, uma sensação de que algo passou mas não acabou.

CHEIRO DE JAPÃO

Quando era criança costumava visitar duas tias, cujas casas tinham um cheiro que eu adorava.
Meus irmãos achavam a mesma coisa, mas nem em mil anos, conseguiremos explicar o cheiro da casa da tia Mari. Cheirava coisa boa, casa de tia legal, que levava pra passear no zoologico e na praia. Cheiro de comida gostosa, de aconchego. Cheiro de risada e de alegria.
A casa da outra tia, cheirava JAPÃO. Sóbria, escura, limpa e silenciosa. Moveis escuros, toalhinhas de croche espalhadas pelas mesas, mangás e livros japoneses. Calendario japones na parede. E um cheiro... inexplicavel. Delicioso. Misterioso.
Quando vim para o Japão, entendi o significado desse cheiro que passou a fazer parte da minha vida. Um cheiro caracteristico que entra na pele e marca. Reconheço uma pessoa que morou no Japão pelo cheiro dela - apesar de não sentir cheiro.
Uma vez, meu nariz acordou e senti o cheiro daqui de casa. Que delicia de cheiro! Minha casa cheira JAPÃO.



2 comentários:

  1. Ufaa não estou sozinha nesta situação! Após uma crise de sinusite na adolescência meu olfato ficou tendo lapsos e desde o ano passado tenho rinite. Então meu olfato que já era ruim, ficou pior! Minha mãe reclama que eu não sinto o cheiro do arroz queimando e meu marido diz que só sinto cheiro quando quero. Mas na verdade só sinto cheiro de vez em quando e quanto mais suave melhor eu sinto. Os cheiros fortes me fazem espirrar e eu acabo não sentindo nada, só sei que é forte pois meu nariz coça loucamente!

    Esqueci de te passar no comentário passado o link da tv online, meu marido assiste a tv brasileira por esse site: http://www.vertvonline.org/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não sentir cheiro tambem significa não ter paladar. Eu sei que é doce, salgado, amargo... Mas o gosto mesmo...
    Outro dia bebi fanta uva no Saizeria. Dei um grito e falei: Nossa, esse que é o gosto de fanta uva??
    Responderam: Faz tempo...
    Ô gente sem coração...
    Diana, eu compro um cartão que tem toda a programação do Brasil, filmes, seriados... Mas quando esqueço de comprar, vejo pelo Youtube ou pelo www.diariodatv.com
    Vou tentar ver por esse link tambem, obrigada
    bj

    ResponderExcluir